quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Missionário Paulo na Ásia

Objetivo da aula: as crianças deverão perceber que o evangelho se espalhou aos confins da terra porque os crentes obedeceram à ordem de Jesus.


CONHECENDO MELHOR O ASSUNTO:
Paulo se dedicou muito à evangelização. Os lugares que ele escolhia eram bem estratégicos. Quando chegava a uma cidade procurava sempre a sinagoga. Na cidade de Éfeso, depois de três meses afastou-se da sinagoga e foi ensinar diariamente na escola de Tirano, assim atingindo com o evangelho tanto judeus como gregos (At. 19:10).

Em Trôade aconteceu o episódio espetacular com Êutico; Paulo o ressuscitou à vista de todos. Ele não afirmou que o rapaz continuava vivo, mas que retornava à vida. O que aconteceu a seguir foi algo muito importante: Paulo, “subindo de novo, partiu o pão, e o comeu, e ainda lhes falou largamente até ao romper da alva. E assim partiu.” Paulo mostrou que a comunhão com Deus e com os irmãos, através da ceia e da pregação da Palavra, é essencial.

Paulo nunca se esqueceu da sua chamada – “Ai de mim se não pregar o evangelho!” (I Co. 9:16c).

Introdução:
Dirigente, você dará a introdução para a história por isso ensaie bem pois com a sua introdução as crianças se interessarão ou não pela história do dia.

Dirigente: Alguém já caiu de um lugar alto, como árvore, telhado, laje, janela...? O que aconteceu? (dirigente, deixe as crianças participarem.) Devemos tomar muito cuidado para não cairmos destes lugares pois são perigosos. Na história de hoje, vamos ouvir sobre alguém que caiu de um lugar bem alto.

Lição do Dia:

“...sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1:8b)

Paulo (6m24) viajava para muitos lugares, falando de Jesus, ensinando sobre a Palavra de Deus e animando as pessoas com suas mensagens. Paulo e seus companheiros foram para a Ásia.Certa vez, Paulo chegou a cidade de Trôade e já deveria viajar para outra cidade, no dia seguinte, então resoloveu reunir as pessoas para participarem da Santa Ceia. (dirigente, comente sobre a Santa Ceia em sua igreja.) Eles resolveram fazer o culto no terceiro andar de uma casa (figura 6m25). O culto demorou bastante tempo. Paulo queria ensinar muitas coisas para aquelas pessoas. Havia muita gente, e talvez nem tivesse lugar para todos se sentarem (figura 6m26).
Como Paulo não parava de falar, um moço chamado Êutico, que estava sentado numa janela, começou a dormir e, de repente, sabem o que aconteceu? (dirigente, deixe as crianças participarem.) Isso mesmo! Ele caiu da janela e morreu (figura 6 m27).
Então Paulo desceu, abaixou-se, abraçou o moço e disse (tia convide as crianças a abrirem suas bíblias e leia Atos 20:10b). O moço voltou a viver (figura 6m24 e 6m28); que coisa maravilhosa! Deus fez um milagre!
Depois disso, Paulo subiu de novo (6m24, 6m25 e 6m28), participou da santa ceia com os crentes, e falou muito tempo, até de manhã.
O moço voltou para a casa dele, e todos estavam muito contentes.Paulo foi um missionário que trabalhou muito, falando de Jesus para as pessoas. O evangelho, que é a mensagem de Jesus, estava se espalhando por muitos lugares. Graças a Deus que o evangelho de Jesus chegou até a nossa cidade. Nós precisamos orar por missionários que vão para longe, às vezes para lugares bem difíceis. Este trabalho é importante para que muitas pessoas possam ouvir falar de Jesus.

Ore com as crianças por missionários que estão em locais dificeis. No site da Missão Avante você encontra informações sobre missionários: www.missaoavante.org.br/missionarios

Eu recortei as figuras colei na cartolina e depois coloquei palitinhos e usei como meu cenário uma caixa cheia de areia.

Sugestão: Caso em sua classe tenha a hora do lanchinho aproveite e utilize este tempo e faça uma ceia com as crianças, permita que na linguagem delas, elas entendam desta grande celebração e lembre-as que Paulo estava ceiando com os irmãos em Trôade.

Atividade de fixação:
Esta atividade foi adaptada por mim. Mostre o desenho pronto as crianças e faça a pergunta que está no desenho. Após elas responderem entregue o desenho para responderem a pergunta e depois pintar.
Essa história eu tirei do livro Culto Infantil - Missões e Você da Editora Cristã Evangélica. Eu só coloquei essa atividade completa para encorajar você a comprar os livros deles. Eu não ganho nada com isso, mas ja venho utilizando com as crianças de minha igreja e o material é muito bom, atualizado e com muitas atividades. Tem sido de grande benção para nós!

Para acessar o site deles clique aqui.

5 comentários:

  1. Oi flor, vim fazer uma visita. Gostei da lição de Paulo. deus te abençoe. Bjs docinhos da Tia Rose

    ResponderExcluir
  2. Que graça, que benção... era minha lição do dia e não havia figuras e achei vc. Que o Senhor Jesus te abençoe sempre e de sempre sabedoria..

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! Ótimo material, me ajudou muito. Que o Senhor continue te abençoando no teu ministério. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Material muito bom, obrigada me ajudou muito com a licão para os pequeninos

    ResponderExcluir
  5. Material muito bom, obrigada me ajudou muito com a licão para os pequeninos

    ResponderExcluir